images/stories/banner/banner_01.png
images/stories/banner/banner_02.png
images/stories/banner/banner_03.png
images/stories/banner/banner_04.png
images/stories/banner/banner_05.png
Processo de Tratamento
Saiba como acontece o processo de tratamento.

A autoclavagem é um moderno processo industrial de tratamento de madeira, que incorpora tecnologia desenvolvida nos campos da mecânica e da química.

Somente através de autoclavagem é possível impregnar profundamente a madeira com produtos inseticidas e fungicidas de ação comprovada, protegendo-a contra o apodrecimento, o cupim, e outros agentes biológicos de deterioração.

Antes de ser submetida ao tratamento por autoclavagem, a madeira passa por um período de secagem natural de aproximadamente 3 meses, até apresentar um grau de umidade compatível.

Ciclos do Processo de Tratamento. 

  1. Introduz a madeira, depois de seca, no cilindro de alta pressão (autoclave) e fechar a porta. A pressão interna é igual ao da externa.
  2. Etapa – Inicia-se o vácuo inicial, com a finalidade de extrair o ar da autoclave e das cavidades (celulares) da madeira, a 650 mmHg.
  3. Etapa – Mantendo o vácuo, se inicia o enchimento da autoclave com a solução preservante, com a ajuda do próprio vácuo existente dentro da autoclave.
  4. Etapa - Quando a autoclave está totalmente cheia com a madeira e solução preservante, finaliza o vácuo inicial, dá-se à pressão até a saturação de 18Kgf/cm².
  5. Etapa – Finalizando a fase de pressão, a solução excedente é transferida para o tanque reservatório, evaziando-se totalmente a autoclave.
  6. Etapa – Inicia-se o vácuo final para a retirada do excesso de solução preservativa da superfície da madeira. A duração do ciclo de tratamento é de aproximadamente 4 horas.

Por que fazer o tratamento?

Em termos simples, madeira é constituída por um feixe de tubos, distribuído em camadas de alburno e cerne.

Do ponto de vista da resistência biológica, a camada de alburno é menos resistente aos fungos. Já o cerne, dependendo do tipo da madeira, pode ser de baixa, média ou alta durabilidade.

Utilizamos EUCALIPTO de alta densidade e as características do cerne são, em geral, de boa resistência natural, restando, dessa forma, a necessidade de dar ao alburno um tratamento para torná-lo resistente à deterioração.

O tratamento para preservação tem como objetivo a penetração do produto de ação inseticida e fungicida que, uma vez fixado nas estruturas celulares da madeira, irá conferir alta durabilidade ao longo de muitos anos.

Para uma Preservação plena é preciso que o preservativo seja absorvido na quantidade considerada adequada ou suficiente para cada produto, o que implica em dominar a prática e o conhecimento da técnica industrial.